Acervo Documental de Alberto Pasqualini se tornará Público

Estiveram em Ivorá, nesta quarta-feira, 05, integrantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da (Condesus) Quarta Colônia e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para visitar a Casa Museu de Alberto Pasqualini e o Acervo Documental.

Conforme a diretora de Captação de Recursos do Condesus, Valserina Maria Bulegon Gassen, a entidade, possui o objetivo de afirmar, cada vez mais, as potencialidades da Quarta Colônia como um atrativo turístico integrado. “Temos, em nossa Região, como por exemplo, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (Cappa/UFSM); o Recanto Maestro;  as Águas Termais, em Restinga Seca e, queremos aliar a estes atrativos, outros municípios e suas potencialidades”, disse Valserina acrescentando que se pretende dar  a visibilidade, através de suas peculiaridades. E, no caso de Ivorá, queremos dar destaque a riqueza do Acervo Documental do senador, Alberto Pasqualini e de sua Casa Museu, que abriga grande parte da história política do País.

“Para tanto o Condesus está empenhado em promover o desenvolvimento da Quarta Colônia, neste sentido busca, constantemente, em parceria com a UFSM, os recursos tecnológicos e os conhecimentos técnicos que possibilitam aos municípios a estrutura necessária para que estes se desenvolvam”, finaliza,  Valserina.

Já, o prefeito de Ivorá, Ademar Binotto, agradeceu a visita e ressalta a importância da parceria entre Condesus e UFSM, sem as quais municípios, como Ivorá encontram muitas dificuldades em viabilizar projetos turísticos e culturais.

Estiveram presentes ainda no encontro a dirigente do Núcleo de Cultura e Turismo de Ivorá, Norah Moro; a oficial administrativa do Condesus, Juliana Vendruscolo; os professores de Arquivologia/UFSM, Augusto César Luiz Britto e Jorge Cruz; o vereador e professor, Sérgio Venturini.