Ivorá conta oficialmente com Sistema de Inspeção Municipal

27 abril 2020

A Administração Municipal, de Ivorá, através do prefeito, Ademar Binotto, assinou, na semana passada, o Decreto Municipal, que normatiza a instalação e funcionamento de agroindústrias de origem animal (embutidos, derivados de leite, mel, pescado, ovos, entre outros) para venda  no Município e Região.

O Documento Regulamenta a Lei de Número 1.302/2018, que dispõe sobre inspeção tecnológica, higiênico-sanitária e fiscalização; além de taxas de fiscalização sanitária de produtos de origem animal pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM).

Conforme o chefe do Escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), de Ivorá, Nilmar Stefanello, com o uso da Regulamentação as agroindústrias  interessadas poderão comercializar os produtos em supermercados  do Município e feiras organizadas pelo Colégio Politécnico de Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), permitindo a venda semanal na Universidade. “Após o Município aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) poderá comercializar para outros municípios do Estado”, disse Stefenello, acrescentando que a Agroindústria é uma atividade que permite a geração de renda em pequenas propriedades, fazendo com que as pessoas permaneçam no meio rural com qualidade de vida.

Esteve presente, durante a assinatura do Documento, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Tiago Coradini, o qual também é interessado em produzir e comercializar embutidos no Município.

Participaram ainda, da Cerimônia de assinatura do Decreto,  o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Jonas Zancan e a chefe do Departamento Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Norah.

FOTO 01:

LEGENDA: Decreto Municipal, que normatiza a instalação e funcionamento de agroindústrias de origem animal, foi assinado em Ivorá.