Ivorá debate sobre Saúde em sua X Conferência

A X Conferência Municipal de Saúde, de Ivorá, foi realizada na última quinta-feira,11, na Câmara de Vereadores do Município.

Cerca de 60 pessoas participaram do evento, que debateu sobre o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Promovida pela Secretaria de Saúde de Ivorá, a X Conferência Municipal de Saúde, contou também com a Palestra do mestre em Enfermagem, Sérgio Arthur Fernandes da Silva, que também explanou sobre o tema da Conferência.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Jordano Moro, o público foi divido em três grupos, que debateram sobre os três eixos: I – Saúde como Direito; II -  Consolidação dos princípios do SUS e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Após a discussão, os grupos definiram quatro propostas de cada Eixo, apresentaram no grande grupo e aprovaram. “Agora, estas propostas, bem como o Relatório,  serão apresentadas pelos delegados eleitos nesta Conferência Municipal  à 8ª Conferência Estadual de Saúde, no mês de maio, em Porto Alegre”, destacou Jordano Moro, agradecendo a participação de todos, se dizendo muito feliz por poder reunir a população e discutir sobre o SUS, que é um benefício de todos. “Devemos discutir, porque quem utiliza o SUS somos todos nós”, disse o Secretário.

O evento contou também com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adelmo Cherobini.

Os delegados eleitos foram Jordano Moro – delegado titular e seu suplente é Tiago Patta Brugnara; representando os trabalhadores em Saúde e; representando os usuários foram eleitos Adelmo Cherobini como delegado titular e Sandro Garrot, como seu suplente.