Ivorá encerra Semana Cultural com Encontro de Coros

No último sábado, 28, o Município de Ivorá encerrou a sua 29ª Semana Cultural, com a apresentação de diversos coros no 6º Encontro de Coros de Ivorá. A noite foi marcada pela presença de coros da 4ª Colônia de Imigração Italiana e Região e também com um Grupo de fora, o Coral Municipal, de Esteio. Entre os coros que participaram desse evento estavam o Coral Cantanti Del Grappa, do Município de Ivorá e o Coral Santa Cecília, de Faxinal do Soturno, ambos regidos pelo maestro, Diogo Braggio; o Coral Vozes da Serra, de Itaara, regido pela maestrina, Neida Reis; o Grupo Vocal Vozes da Terra, de Júlio de Castilhos, na regência de Nardeli dos Santos; o Coral Giuseppe Verdi, de Santa Maria, com a regente Martha da Rosa Almeida e o Coral Municipal, de Esteio, regido pelo maestro Renato Donini.

A noite foi abrilhantada por uma grandiosa variedade de repertórios tendo ênfase, principalmente, em repertórios gaúchos e italianos. Os seis coros trouxeram, entre eles, obras da MPB, obras sacras, do Folclore Italiano, bem como obras famosas de origem italiana, que não são folclóricas mas, que transitaram pelo mundo nas últimas décadas. A noite contou ainda com apresentação de obras do Repertório Gaúcho de estilos diversos, dentro deste segmento, obras americanas e européias como a famosa “Ameno” do Projeto Musical Francês: Banda Era.

Como já é de tradição, em Encontros de Coros, além do Certificado de Participação no Evento, cada Coro recebe um troféu ou uma lembrança, que fica vinculada àquele Encontro.

O 6º Encontro de Coros de Ivorá preparou para cada coral, que se apresentou, na noite de sábado, uma réplica em miniatura da torre da Igreja Matriz São José, de Ivorá. Essa réplica se deve ao fato de que os seis encontros de coros, já realizados, tiveram a Igreja como palco de suas apresentações.