Ivorá mostra seus caminhos

Ivorá está chamando a atenção de milhares de pessoas pelas suas paisagens exuberantes. E isto está sendo destacado pelo “Passeio Caminhos de Ivorá”.

Conforme a Dirigente do Núcleo de Cultura, Desporto e Turismo, Norah Moro, a Administração Pública Municipal destaca a importância desta iniciativa, na qual  empreendedores de Ivorá  estão fazendo com que  a Região da Quarta Colônia esteja sendo reconhecida em nível Estadual e até mesmo Nacional. “Nossa Região é muito rica em belezas naturais, Cultura Religiosa e Gastronomia e isso está sendo reconhecido. Para nós é uma alegria muito grande, poder valorizar ainda mais nossa Região”, destaca Norah, acrescentando que o Município está aberto a novos empreendimentos em diversas áreas, mas sobretudo nos setores de Hotelaria e Gastronomia, para que, realmente, a Região assuma a sua ‘identidade turística’, contudo grandes ‘passos’ já foram dados.

CAMINHOS DE IVORÁ - O passeio em grupos de amigos pelos pontos turísticos de Ivorá era um desejo antigo de seu idealizador Leandro Sarzi. Para facilitar o acesso aos locais mais difíceis, surgiu a necessidade de adquirir um veículo robusto, ágil e forte, que pudesse comportar um número razoável de participantes. Foi diante desta necessidade que o veículo militar de fabricação americana, importado pelo exército brasileiro, o caminhão REO 6x6 ano 1968, foi adquirido e encontrou uma missão mais nobre; a tarefa de levar grupos de até 22 pessoas confortavelmente acomodados. Diante da grande procura pelos passeios após a primeira temporada, mais alguns amigos que se identificaram com esta atividade, se somaram ao grupo de guias turísticos dispostos a mostrar com muita alegria as belezas da pequena cidade. Este é um passeio voltado ás pessoas de todas as idades, que curtem a natureza em suas formas mais brutas e naturais; cientes dos riscos inerentes às atividades do turismo de aventura.

Desde o princípio, mesmo durante a fase de testes, a segurança de todos os participantes sempre foi uma constante em nossas atividades, tanto nos deslocamentos em veículo, ou na caminhada pelas trilhas que conduzem ás cascatas.

Muitos pontos turísticos são visitados nos passeios, em diversas configurações diferentes, pois são feitos passeios personalizados, de acordo com o perfil e preferências do grupo.

A missão do Grupo é divulgar e intensificar as atividades turísticas em Ivorá.

TÁ NO MAPA: O Grupo “Tá no Mapa”, conduzido por Ricardo Assumpção e Vilto Gasparin,  vindo da Cidade de Passo Fundo, agitou os “Caminhos de Ivorá” neste feriado de Carnaval. Cerca de 70 pessoas fizeram dois dias de trilha do cânion da Piruva, uma trilha que tem sua dificuldade recompensada com incríveis paisagens de paredões que erguem-se ao céu e que foram entalhados por milhões de anos de erosão provocada pela água e as ações do clima.

A hospedagem  foi na cidade vizinha, Silveira Martins.
No segundo voltaram para Ivorá para embarcar mais uma vez no caminhão militar americano 6x6 para visitar o Jardim das Esculturas em Julio de Castilhos, um cantinho do paraíso que convida a meditar, contemplando a beleza das obras esculpidas em rocha de arenito. Retornando para Ivorá foi visitada a cascata Cara de Índio e logo em seguida um banho de despedida no Passo do Pé Seguro.

No final da tarde o grupo se reuniu em frente a igreja São José para fazer o encerramento do evento em grande estilo, com o tradicional brinde e agradeceu aos anfitriões Ademir Cargnelutti, Leandro Zarzi e aos guias.

CARNAVAL – Mas nem todos preferiram o Turismo de Aventura neste Carnaval em Ivorá. Muitos foliões optaram por “curtir” duas noites do Carnaval de Rua, que acontece já há alguns anos no Município.