Ivorá recolhe mais de 5 toneladas de lixo seco em Mutirão de Limpeza

A Administração Municipal de Ivorá, promoveu, na sexta-feira, 30 de novembro, o “Mutirão de Limpeza” na área urbana do Município. Ao todo foram recolhidas cerca de  quatro caçambas de lixo seco; como pneus, eletrodomésticos, sucatas, móveis, colchão, entre outros.

Conforme o prefeito,  Ademar Binotto, o objetivo do Mutirão era recolher lixo seco, que pudessem acumular água da chuva, sendo um possível hospedeiro do mosquito  Aedes Aegypti. “Contudo abrimos para recolher outros tipos de lixos, descartando assim a possibilidades destes resíduos irem para na natureza e prejudicarem o Meio Ambiente”, destaca o prefeito acrescentando que, inclusive o Município criou o Comitê Municipal de Mobilização no Combate a Dengue, o qual se responsabilizará em realizar ações mais relacionadas ao tema.

Os resíduos sólidos foram recolhidos pelos agentes comunitários de Saúde (ACS) e pelo agente de Combate as endemias, Leonardo Cargnelutti; além de servidores da Secretaria de Obras.

Ainda, segundo o prefeito, antes do Mutirão, foi promovida uma Reunião Preparatória, com todas as secretarias, agentes comunitários de Saúde e o  agente de Combate as endemias, para que a atividade fosse realizada com êxito.  Sendo que Durante a semana, os ACS passaram nas residências avisando para que a população colocasse o lixo em frente as suas casas.

“O lixo recolhido foi levado para o Distrito Industrial para ser separado e, posteriormente, encaminhado para as indústrias de reciclagem”, informa o chefe do Executivo Municipal.

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO: A Semana Nacional de Mobilização de Combate ao mosquito Aedes Aegypti iniciou na segunda-feira, 26, e teve como objetivo o engajamento dos estados e dos municípios no combate ao mosquito Aedes Aegypti e a disseminação das informações e boas práticas em toda a sociedade; além do fortalecimento e aperfeiçoamento da comunicação entre as gestões estaduais e municipais de Educação, Assistência Social e Saúde e a mobilização e sensibilização da Comunidade Escolar e Rede do Sistema Único de Assistência Social (Rede SUAS) e da Saúde, a respeito da importância do combate ao mosquito para a prevenção da Dengue, Zika e Chikunguia.

Além do Mutirão de Limpeza, no Município de Ivorá, foram feitas visitas nas escolas municipais Duque de Caxias, Victor Waihrich e David Simonetti, destacando a importância do cuidado para que o mosquito não se prolifere.