Secretaria Municipal de Saúde de Ivorá promove evento do Novembro Azul

Cerca de 100 pessoas participaram da atividade relacionada ao Novembro Azul, no Município de Ivorá. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira, 22  e contou com a palestra do médico oncologista do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), João Paulo Franco dos Santos.

Conforme o secretário  Municipal de Saúde, Jordano Moro, o Novembro Azul é um movimento mundial, que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. “Anualmente o País registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes, causadas pelo tumor. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões, que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença  em estágio inicial. O tratamento para quem identifica, precocemente, o Câncer  de Próstata chega a índice de cura de até 90%”, destacou Jordano Moro.

O palestrante lembrou de pontos importantes, que provocam o Câncer; como o cigarro, obesidade, sedentarismo, álcool, exposição ao sol, além de histórico na família, entre outros.

O prefeito Ivorense, Ademar Binotto, agradeceu a presença de todos e também destacou a importância de se detectar o problema ainda em fase inicial.