Ações do Desenvolvimento Rural priorizam participação popular

A Reunião, com os produtores de Leite do Município de Ivorá para tratar do “Programa Mais Leite” foi realizada na terça-feira, 18, na Comunidade da Boca da Picada. “Esta foi a segunda reunião do Grupo para criação do Programa Mais Leite”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cheila Zanon,  acrescentando que, participaram do Encontro os produtores de leite, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o médico veterinário da Administração Municipal, Fábio Teixeira; o vereador, Ivair Mazieiro; entre outros.

Cheila relata que foi discutidos os incentivos e contra- partida do Programa e o próximo passo é a Secretaria formatar o Programa, apresentar aos produtores e vereadores para fazer os ajustes finais e encaminhar ao Poder Legislativo.

CONSELHO DE DESENVOLVIMJENTO RURAL DEBATE PPA 2022-2025 – Na quinta-feira, 19, aconteceu a Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, na qual foi tratado sobre o Programa de infra-estrutura rural/ micro-açudes, que serão construídos, cerca de 10, pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). O Município foi contemplado com 10 açudes, sendo que a Emater é a responsável pelo Projeto e execução dos mesmo.

No Encontro também foi discutido e sugerido os programas, que farão parte do Plano Plurianual (PPA 2022-2025) da Secretaria, sendo que  a Secretaria buscou o respaldo do Conselho para que os programas de fato atendam as demandas do Setor. .

HORAS MÁQUINAS - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente também deu início ao Projeto de Horas Máquinas. Conforme a titular da Pasta Cheila Zanon, o início se deu na propriedade da senhora, Silvana Venturini, na Comunidade da Linha Um.

“O Projeto consiste na execução de serviços de horas máquinas de retro-escavedeira hidráulica e trator esteira para atender as demandas das propriedades rurais do Município”, explica a secretária acrescentando que, neste ano serão atendidas 526 horas máquinas, distribuídas em 186 propriedades rurais, sendo que todas as famílias inscritas serão atendidas.

“No que se refere a quantidade de horas máquinas por família a Secretaria optou em fazer um sistema de classificação, com base nas horas recebidas nos anos de 2019 e 2020, onde as famílias, que receberam mais horas nestes anos anteriores, em 2021 receberão menos, na tentativa de equilibrar este déficit ao longo dos anos”, destaca Cheila, lembrando que, nem todas as famílias, nos anos anteriores, foram atendidas.

De acordo com Cheila este ano o Programa subsidiará, 50% do valor, de uma até seis horas máquinas, sendo que serão emitidas as ordens de serviço, individualmente, para cada família, constando as horas, que serão destinadas a cada uma.

“Os serviços iniciaram agora em maio, sendo que o Contrato vai até final de setembro e que a Secretaria está organizando o Cronograma de serviços, tentando priorizar as culturas imediatas; como pastagens e trigo; após fumo e, posteriormente,  soja e milho.

A secretária afirma que, qualquer dúvida a Pasta está a disposição e que está sendo fiscalizada a execução dos trabalhos.

“O trator esteira começou os trabalhos e, em breve, está chegando mais máquinas para dar continuidade”, finaliza a secretária.