Notícias
Avaliadores da Unesco passam por Ivorá
27 outubro 2022
O roteiro, da Comitiva de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para Avaliação do Geoparque Quarta Colônia, em Ivorá, foi ainda no primeiro dia, segunda-feira, 24.
No Município a Comitiva foi recebida no Centro Histórico, onde embarcou no caminhão turístico da empresa Caminhos de Ivorá. O destino foi a Cascata Cara de Índio. No passeio, Helga Chulepin (Uruguai) e de Ángel Hernández (Espanha) puderam ver a paisagem da Região e o sistema sonoro do transporte garantiu a integração à cultura, com músicas típicas da Região, relacionadas à Cultura Italiana.
Para chegar até a cascata, os avaliadores percorreram uma trilha. No geossítio, os representantes da Unesco ficaram admirados com a magnitude da queda d’água e, reforçando a busca por verificar a integração do Geoparque com a sua população, conversaram com os proprietários, tanto do transporte turístico quanto da área onde está localizado o geossítio. O almoço foi no restaurante I Fratelli Moro, uma casa colonial restaurada. O destaque, dessa vez, foi para a Culinária.
Após o almoço, o destino foi a Associação Quilombola Acácio Flores, em Dona Francisca. Lá, as atenções se voltaram para a cultura e para a culinária afrobrasileira que também compõe o território.
As visitas a Ivorá, Faxinal do Soturno e Dona Francisca contaram com a presença de autoridades locais envolvidas no trabalho do Geoparque.
A Quarta Colônia surpreendeu os avaliadores inclusive nos momentos mais burocráticos da Missão.
Após o término da Missão, Chulepin e Hernández redigirão, em conjunto, um relatório, que será submetido para apreciação do Conselho de Geoparques da Unesco. A avaliadora explicou o funcionamento do processo. “Habitualmente, nós temos um Conselho de Geoparques Mundiais da Unesco por ano, mas neste ano, devido ao acúmulo que se sucedeu devido à pandemia, nós teremos dois Conselhos. O selo “Geoparque” é avaliado em dezembro, em um Conselho especial nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, quando entregaremos nosso Relatório. O Conselho irá decidir e o resultado será conhecido, mas o Certificado da Unesco será entregue na reunião seguinte do Conselho Executivo, que ocorre em abril, entre os dias 20 e 23”.
No Município de Ivorá a dirigente Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Edicleia Cherobini, fez parte da Comissão, que acompanhou os avaliadores nos quatro dias de agenda na Quarta Colônia.
Fonte: Site Geoparque Quarta Colônia