Biblioteca recebe novos livros

A Biblioteca Pública Municipal Professora Amália Beatriz Belinaso Sarzi Sartori,  de Ivorá, recebeu novos livros. A informação é da responsável pelo Núcleo Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Edicléia Cherubini.

Conforme Edicléia, os exemplares são oriundos do Sistema Estadual de Bibliotecas, que começou a ser estruturado em 1977, sendo instituído pelo Decreto nº 30.947, de 24 de dezembro de 1981, com objetivo de organizar, coordenar, planejar e apoiar as bibliotecas públicas gaúchas.

A gestora da Cultura Municipal comemora a chegada dos exemplares e afirma que o incentivo a leitura deve ser mantido sempre; seja através de formas modernizadas, como as digitais, como os “antigos e companheiros” livros.

Edicléia lembra ainda que o Sistema Estadual de Bibliotecas tem como meta coordenar as políticas do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Bibliotecas no Estado, dar orientação e Assessoria ao Planejamento das atividades das bibliotecas estaduais e prestar Assessoria às bibliotecas públicas municipais no Rio Grande do Sul. “A cada dois meses há kits disponíveis. Também oferece treinamento em softwares especializados na organização de acervos e sua gestão. As novas bibliotecas são acompanhadas de uma Equipe, que orienta sobre todos os princípios e procedimentos recomendados pelas modernas técnicas e pela Unesco. E estimula ainda a elevação da capacidade técnica dessas instituições, com a contratação de profissionais bibliotecários, de forma a disponibilizar aos usuários os serviços de melhor qualidade, o acervo mais adequado, técnicas atualizadas e o estabelecimento de relações de cooperação com a Comunidade e as outras instituições governamentais e não governamentais”,finaliza.