DIVULGAÇÃO DA CARTILHA “PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA – MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO

A CARTILHA FOI ELABORADA ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO DA UFSM, VINCULADO AO PROGRAMA PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO AO GRUPO DE PESQUISA CNPQ UFSM HISTÓRIA PLATINA E PARCERIA COM OS MUNICÍPIOS DA QUARTA-COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA.

A CARTILHA TEM POR OBJETIVO DIVULGAR A HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO LOCAL/REGIONAL ENVOLVENDO OS MUNICÍPIOS DO CONDESUS E GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.

A CARTILHA É UM RESUMO DOS REGISTROS E DIVULGAÇÃO DE ESPAÇOS E MEMÓRIA, DOS SABERES E FAZERES, VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL, COMO UM BEM COLETIVO REGIONAL E INTERNACIONAL NA PERSPECTIVA DO ASPIRANTE GEOPARQUE – QUARTA COLÔNIA, QUE SERVIRÁ DE APOIO TURÍSTICO E MATERIAL DIDÁTICO PARA UTILIZAÇÃO NAS ESCOLAS. AS ESCOLAS RECEBERÃO EXEMPLARES DA CARTILHA PARA ESTUDO E PESQUISA.

A CARTILHA CONTÉM EIXOS TEMÁTICOS COMO: ARTESANATO, GASTRONOMIA, HERANÇAS ARQUITETÔNICAS, FESTAS, VESTÍGIOS HISTÓRICOS E PRÉ-HISTÓRICOS E ELEMENTOS DA PAISAGEM NATURAL.

A APRESENTAÇÃO DA CARTILHA ACONTECEU NO DIA 29 DE SETEMBRO POR OCASIÃO DA III JORNADA INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA, COM O TEMA: “DESCOBRINDO MINHAS HISTÓRIAS E REGIÃO – EXPERIÊNCIAS”. NA OPORTUNIDADE, OS AUTORES ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DA CARTILHA PUDERAM APRESENTAR UMA SÍNTESE DOS RESULTADOS DO ESTUDO(PESQUISAS) DE SEUS MUNICÍPIOS QUE RESULTOU NA CARTILHA.

EM IVORÁ, AS AUTORAS DO MATERIAL FORAM A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFª INÊS SIMONETTI PASE E A SUPERVISORA DE ENSINO DA SMED PROFª DENISE MARIA PIGATTO BISSACOTTI. PARA AS AUTORAS A CARTILHA ESTÁ REPLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE TRADIÇÕES E SABERES DA CULTURA DE UM POVO E SERÁ IMPORTANTE FONTE DE PESQUISA PARA AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, EM ESPECIAL, A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, TEMA TRANSVERSAL INSERIDO NA MATRIZ CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ”RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL É VITAL PARA A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DE UMA SOCIEDADE. AO PRESERVAR-SE BENS MATERIAIS E IMATERIAIS, PRESERVA-SE A IDENTIDADE DE UM POVO.”

E-BOOK CARTILHA 4ª COLÔNIA ( 49,37 MB )