Emater promove Curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Agrotóxicos

06 agosto 2021

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), de Ivorá,  promoveu, durante três etapas,  o “Curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Agrotóxicos”. Os eventos aconteceram nas comunidades da Boca da Picada,  Linha Um e Linha Cinco.  Mais de 80 agricultores participaram do treinamento.

Conforme os técnicos da Emater, Nilmar Stefanello e Felipe Borin Noal, o treinamento objetivou atender a Instrução Normativa 05 e 06/2019, que Regulamenta a aquisição e uso de herbicidas hormonais por parte dos agricultores. “A partir desta qualificação, os agricultores ficam habilitados em adquirir herbicidas hormonais, como opção de manejo em suas lavouras”, explicam Nilmar e Felipe, acrescentando que aos produtores é oportunizado nivelamento técnico sobre a manutenção e regulação de pulverizadores; escolha da ponte de pulverização mais adequada ao alvo a ser atingido (insetos ou plantas daninhas); além de uma maior eficiência nos recursos investidos em tratos cultivados em lavouras. “Novas turmas serão disponibilizadas, conforme demanda dos agricultores”, finalizam.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cheila Zanon, que prestigiou os três eventos, afirmou que a prioridade da Secretaria é  investir no conhecimento, através de capacitações para que os agricultores possam otimizar o uso das tecnologias de modo a obterem maior produtividade possível nas suas propriedades, porém de forma sustentável. “As capacitações serão oferecidas de acordo com os assuntos, que foram decididos pelo Plano Municipal de Desenvolvimento, que em breve, estará sendo elaborado junto com as comunidades”, destaca a secretária.