EMEF Victor Waihrich de Ivorá foi contemplada com o Projeto Atoque de Santa Maria

A Secretaria Municipal de Educação de Ivorá em parceria com o Projeto Atoque – Ensino de Música, Arte e Cultura de Santa Maria-RS, realizaram no dia 20 de dezembro, na EMEF Victor Waihrich, Localizada na Colônia Pereira de Souza, Interior do Município, uma Oficina de ”Percussão e Sustentabilidade: Instrumentos Alternativos e Consciência Ambiental” sob a responsabilidade da Coordenação de Filipe Oliveira da Silva – Representante da Atoque.

A oficina objetivou a construção de instrumentos musicais de percussão através da utilização de materiais recicláveis, que busca desenvolver a consciência ambiental dos alunos, despertando o interesse em temas como sustentabilidade, reciclagem e reaproveitamento de materiais, além de estimular a prática e o estudo musical através da utilização de materiais e sucatas, como forma de disseminar e oportunizar o contato com a música.

O Projeto está em consonância com o “Projeto Oikos – Coleta” da Fundação Antonio Meneghetti.

Na oportunidade estiveram presentes os Professores Rafael Dutra Marques, Deline Rossi e Miquelin Zequin que mediaram com os alunos contando um pouquinho do histórico dos instrumentos e ritmos, noções básicas da música, e demonstração de práticas dos principais instrumentos de percussão.

Para a Secretária Municipal de Educação Profª. Inês Simonetti Pase, a música tem um grande poder de interação e desde muito cedo adquire grande relevância na vida de uma criança, despertando sensações diversas, tornando-se uma das formas de linguagem muito apreciada por facilitar a aprendizagem e favorecer o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.