Ivorá está entre os 21 primeiro municípios contemplados com microaçudes

O prefeito de Ivorá, Saulo Piccinin assinou, na terça-feira 14, em Cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre, Convênio para repasse de valores de R$ 106.560,00, que serão usados na construção 12 de microaçudes, previstos no âmbito do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – etapa 1, do Governo do Estado.

O chefe do Executivo Ivorense esteve acompanhado, à Capital Gaúcha, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cheila Zanon.

O governador, Ranolfo Vieira Júnior e o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, conduziram a apresentação do Projeto e o ato de assinatura.

O Município receberá os valores correspondentes à contratação de até 24 horas/máquina de escavadeira hidráulica por açude, conforme o Plano e Trabalho e Termo de Referência aprovados.

O Avançar prevê a destinação de R$ 66,3 milhões para a escavação de cerca de 6 mil microaçudes no Estado, contribuindo para a ampliação das reservas de água, maior segurança hídrica em períodos de estiagem e mais produtividade nas propriedades rurais.

Atualmente, 250 municípios estão em fase de apresentação das documentações à Secretaria da Agricultura. Outros 170, já enviaram a documentação completa, conforme estabelecido no Manual Operativo publicado em março. Desses, 86 passam por análise técnica, 63 estão em fase de processamento de despesa e 21 ficaram aptos para celebração do Convênio.

Confira os municípios contemplados na primeira etapa:

Água Santa, Alecrim, Bom Progresso, Brochier, Catuípe, Charrua, Ciríaco, Coronel Pilar, Cristal do Sul, Feliz, Guaíba, Igrejinha, Ivorá, Morro Reuter, Novo Cabrais, Pantano Grande, Pedras Altas, Presidente Lucena, São Borja, São Pedro do Butiá e Westfália.

Conforme Saulo Piccinin com a construção dos microaçudes serão 12 famílias de produtores rurais que terão problemas de falta de água amenizados quando da ocorrência de estiagens e também a possibilidade de irrigar seus cultivos e ter oferta de água para seus animais. “Salientando que Ivorá é o único da Região Central do Estado que assinou o Convênio na Primeira Etapa por ter sido o primeiro da Região a ter sua habilitação documental concluída e devidamente aprovada”, destaca Piccinin.

VALDECI OLIVEIRA- O prefeito Saulo e a Secretária, Cheila Zanon, também estiveram reunidos com o presidente da Assembléia Legislativa (AL), Valdeci Oliveira, para tratar diversos assuntos relacionados ao Município.