Ivorá inicia elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural

O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) é um documento que tem como objetivo diagnosticar o meio rural Ivorense e delinear diretrizes de trabalho para o Desenvolvimento Rural Sustentável do Município.

A informação é da titular da Pasta de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cheila Zanon.

Conforme Cheila o PMDR é um documento de utilidade pública que deve subsidiar e direcionar todas as políticas públicas e programas de âmbito rural/agropecuário fomentadas pela Administração Municipal, demais órgãos governamentais e outras instituições envolvidas neste contexto. “Este Plano será  elaborado em conjunto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Emater/Ascar-RS,  Conselhos Municipais  de Desenvolvimento Rural e de Turismo e com a participação efetiva da população rural e todas as entidades ou pessoas que quiserem contribuir  com o processo”, afirma  a secretária,  acrescentando que, para melhor conduzir os trabalhos ela participou de um “Curso de Capacitação em Elaboração de Planos Municipais de Desenvolvimento Rural”  junto a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) durante o mês de agosto, e a partir daí juntamente com a Equipe da Emater e, conforme aval prévio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, foi definido o Cronograma de Trabalho e reuniões. “É muito importante que  todos os cidadãos participem  das reuniões, pois este é o momento de avaliar a situação do Meio Rural e também propor soluções, não somente no que diz respeito a questão produtiva, mas também em relação a outros aspectos como saúde, educação, estradas, infraestrutura e todos os assuntos que dizem respeito a vida no Meio Rural do nosso Município”, finalizou Cheila.

CONFIRA O CRONOGRAMA PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL

30/08 a 07/09- Definição da Equipe, Planejamento das atividades, definição do Cronograma e levantamento de dados;

08/08 a 22/09- Reuniões nas comunidades;

08/09 – quarta-feira - Linha Um e Linha Simonetti – Salão da Linha Um - a noite;

09/09 – quinta-feira  - Pereira de Souza – a tarde;

14/09 – terça-feira – Linha Sete e Chapadão – Salão da Linha Sete – a tarde;

15/09- quarta-feira – Boca da Picada e Linha Venturini – Salão da Boca da Picada – a noite;

21/09 – terça-feira – Cafundó, Derrubada e Barreiro – Salão Barreiro – a tarde;

21/09- terça-feira – Linha Londero Moro e Piruva – Salão da Piruva – a noite;

22/09 – quarta-feira – Linha Cinco – a noite;

23/09- quinta-feira – Cidade,  Encruzilhada de Fátima e Linha São Francisco –CTG – a noite;

24/09 a 04/10-  Compilação de dados;

05/10- Apresentação do pré-resultado aos conselhos;

14/10- Audiência Pública;

15/10 a 24/10- Redação Final;

25/10 – Envio para Câmara de Vereadores para aprovação.