Prefeitura e Emater garantem parcerias

Na tarde do dia 18 de outubro de 2021 estiveram em reunião, no Gabinete do prefeito de Ivorá, Saulo Piccinin,  o gerente regional adjunto da Emater/RS – Ascar de Santa Maria, Roblein Cristal Coelho Filho; a supervisora regional, Monique Chaves; o chefe do Escritório Municipal, Nilmar Stefanello e o engenheiro agrônomo, Felipe Borin Noal; além da secretária Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cheila Zanon.

Na reunião foram tratados assuntos referentes ao “Projeto de Secagem e Armazenagem de Grãos”, apresentado pela Equipe Técnica da Emater. “O Projeto prevê a construção de silos secadores de grãos, construídos em alvenaria armada, em propriedades de agricultores familiares no Município de Ivorá. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 2021, a capacidade estática de armazenagem de grãos no Município de Ivorá é de 1374 toneladas, com quatro unidades armazenadoras, ao passo que o Município produz 19.723,5 toneladas de grãos, das principais culturas; soja, milho, feijão, trigo, aveia e arroz. Pelos dados, podemos verificar que o Município tem capacidade de armazenar  7% de sua produção, ou seja, um déficit de 93% na capacidade estática de armazenagem”, consta no Projeto.

Conforme Cheila Zanon o Projeto fará parte do plano Desenvolvimento Rural de Ivorá. “A Reunião serviu também para reiterar a parceira entre a Emater e o Município de Ivorá, parceria esta de grande importância para o produtor rural, que só tem a ganhar com isso”, disse a secretária, acrescentando que a Administração Municipal também  solicitou mais uma cota de servidor da Emater para Ivorá; um extensionista de bem estar social para, desta forma, continuar atendendo com excelência o produtor rural.

“Concretizando ainda mais nossa parceria,  os projetos da Emater estarão em sintonia com os projetos da Administração Municipal”, afirmou o  prefeito Saulo Piccinin.