“Que Ivorá seja Rosa todos os meses”, diz médica Priscilla

O mês de outubro foi bem movimentado em Ivorá. O motivo foi a realização da Campanha do Outubro Rosa, na Unidade Básica de Saúde (UBS) São José.

Conforme a titular da Pasta da Saúde, Gabriela de Paula, foram realizadas quatro quintas-feiras da Mulher, na qual a UBS estava “ainda mais” disponível para as mulheres. “Oportunizamos um momento só para elas, com bastante descontração, informação e prevenção. Servimos um chazinho gostoso, distribuímos bombons e também foram sorteados alguns brindes entre as mulheres, que participaram da Campanha”, destaca a secretária.

Gabriela comemora a passagem de cerca 50 mulheres pelo Posto de Saúde, que buscaram atendimento. Destas, foram agendadas 15 mamografias, 09 exames de Ultrassonografia e cerca 10 consultas ginecológicas, pelo Consórcio Intermunicipal da Região Centro ( CIRC); mais de 40 exames preventivos para detectar Câncer no Colo de Útero foram realizados. “Até o momento foram identificados quatro casos suspeitos, que já foram encaminhados para centros especializados e ainda aguardamos resultados dos demais exames”, relata Gabriela, acrescentando que foi escolhida a quinta-feira, porque neste dia há dois médicos atendendo na Unidade, assim evitando prejudicar os demais atendimentos.

A médica, Priscilla Sangoi Martins, comemorou também o “sucesso” do Outubro Rosa em Ivorá. “Ao realizarmos a Campanha, com as restrições impostas pela Pandemia, nossa solução foi implementar a “Quinta Feira Rosa”, dedicada, prioritariamente, à Saúde das mulheres. Na Ação não nos atemos apenas no aspecto ginecológico, com mamografias e exames preventivos, mas sim na Saúde em um sentido mais amplo, incluindo aspectos sociais, psicológicos, nutricionais, conforme a necessidade de cada um. Foi um esforço conjunto de toda a Equipe, desde Recepção, Enfermagem – incluindo os estagiários do Sistema de Educação Gaúcho (SEG), que estão acompanhando as atividades da Unidade – e a agilidade no encaminhamento dos casos suspeitos. O sucesso foi tão grande que muitas mulheres solicitaram que o Dia Rosa ocorra sempre, independente do mês. Meu desejo é este: que Ivorá seja Rosa todos os meses”, finaliza Priscilla.

NOVEMBRO AZUL: Iniciado o mês de novembro, volta-se os “olhos” para a Saúde dos homens. Para tanto, a Secretaria de Saúde de Ivorá e a UBS, já estão planejando atividades voltadas à Saúde do Homem. 

COLETA DE SANGUE: A secretária Gabriela informa que as coletas de sangue estão sendo realizadas, diretamente,  no Laboratório de Nova Palma. “Esta alteração aconteceu devido a  Pandemia do Coronavírus e por determinação do próprio Laboratório. As autorizações de exame são feitas  na Secretaria de Saúde e aquele paciente que tem como ir, pode fazer a Coleta qualquer dia da semana. Já, aquele que não tem como se deslocar, um carro da Secretaria de Saúde está disponível.  Lembramos ainda que, no momento da Autorização, é informado ao paciente que a Coleta está sendo feita naquele Município - se o mesmo não tem como ir, a Secretaria de Saúde leva. Também aproveitamos para informar que, em situações específicas, está sendo coletado o sangue em sua residência ou na UB. Em momento algum, o paciente deixa de ser atendido, visto que tentamos resolver da melhor forma para cada caso individual”, finaliza a secretária.

Veja abaixo como entrar em contato conosco

Digite o código acima para validação *

Endereço / Como chegar

Rua Garibaldi, 1098
Ivorá/RS
Bairro Centro
CEP 98160-000


Fale Conosco

Fone.: (55) 3267-1100
E-mail: gabinete@ivora.rs.gov.br