Recuperação do Acervo de Alberto Pasqualini em andamento

Na terça-feira, 27,  estiveram reunidos, o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Augusto Cezar Brito; a dirigente Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Edicléia Iensen Cherobini; a secretária Municipal da Educação, Inês Pase; Denise Bisacotti, coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a arquivista, Gilvane Pase Dal Ross, voluntária do Projeto.

Conforme Edicléia, na oportunidade o professor Augusto expôs sobre o andamento dos trabalhos de recuperação do acervo de Alberto Pasqualini, cujo Arquivo Pessoal foi organizado pela esposa do titular, Suzana Pasqualini, e possui um instrumento de pesquisa denominado “Vida e Obra de Alberto Pasqualini”, que funciona como uma ferramenta de auxílio na recuperação das informações contidas no acervo. “O arquivo pessoal de Pasqualini encontra-se, atualmente, no Prédio da Administração Municipal de Ivorá, que recebeu o acervo em 1999, juntamente com alguns móveis de sua residência do Rio de Janeiro e estão expostos na casa onde ele nasceu, permanecendo até os sete anos de idade”, explica a dirigente, acrescentando que, em 2019 a Administração Municipal firmou uma parceria com a UFSM para a realização do tratamento técnico adequado e tornar acessíveis os documentos. “As informações contidas no acervo correspondem a dados políticos, sociais e culturais da época em que eles foram produzidos e possuem importância social e memorialística. O trabalho foi motivado também pela oportunidade de divulgar a obra de Alberto Pasqualini. A Cidade de Ivorá se orgulha de ser a Cidade Natal deste senador da República e quer exaltar a sua figura, fazendo com que mais pessoas saibam quem foi e qual a sua relevância histórica”, finaliza Edicléia.