SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE O RESGATE E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DE IMIGRAÇÃO EM IVORÁ

A Secretaria Municipal de Educação de Ivorá promoveu eventos voltados ao Resgate da História, da Língua e da Cultura de Imigração, sendo como importante e necessária para os Alunos das Escolas Municipais e Estadual de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como proposta de incentivo a Conhecer a Cultura de Origem de Ivorá e a Valorização da Língua Talian(Vênto Brasileiro) – Língua Cooficial de Nosso Município instituída através da Lei Municipal Nº 1.307 de 23/03/2018 .

O Projeto deu-se início na Semana da Pátria, que teve como Tema Municipal: “Comemorando os 138 Anos de Imigração Italiana em Ivorá e os 150 Anos no RS”, com palestra sobre a “História, Língua e Cultura de Imigração em Ivorá”, proferida pelo Professor Marcos Daniel Zancan – Coordenador do Projeto Talian – CTISM/UFSM, aos Profissionais da Educação e estendeu-se na 31ª Semana Cultural de Ivorá, com ações complementares desenvolvida pelas Escolas.

Para marcar a passagem dos 138 Anos de Imigração Italiana em Ivorá, dia 25 de setembro – Data oficial do início da imigração, aconteceu a 1ª Cavalgada das Mulheres em Homenagem aos 200 anos de Anita, com saída do CTG Centelha do Imigrante que culminou na chegada ao Monumento do Imigrante – local da construção da 1ª Capela do Núcleo Norte – Ivorá, que hoje é denominado “Monumento do Imigrante”. O evento reuniu vários moradores da Comunidade da Linha Um, Localidades Vizinhas e Autoridades Municipais para prestigiar a fala sobre a História da Imigração em Ivorá, contada pelo Prof. Marcos Daniel Zancan. O evento marcou o encerramento da Semana Cultural de Ivorá.

Como forma de despertar a curiosidade, o interesse e a valorização da Cultura de Imigração, aconteceu entre os dias 29 e 30 de setembro, nas dependências da Biblioteca Municipal Profª Amália Beatriz Bellinaso Sartori, envolvendo os Alunos das Escolas da Rede Municipal e Estadual, as Palestras e Oficinas de Desenho de Elementos da Cultura Taliana, que teve por objetivo ensinar as crianças a desenhar elementos da Cultura e História Taliana com a Designer/Ilustradora Quadrinhista Cidiane Guisso e Autora da 1ª História em Quadrinhos Regional Vêneta Brasileira: “I Fioli De La Nostra Tera (Os Filhos de Nossa Terra)” - É a primeira história em quadrinhos Brasileira sobre a Imigração Italiana no Brasil.

Na oportunidade os alunos conheceram um pouco mais sobre suas origens, seus antenatos, usos e costumes, a música, a língua Taliana, também puderam desenhar como forma de expressão através do lúdico, elementos da cultura de imigração, usando formas geométricas.

Dando continuidade ao Projeto os alunos terão nas Escolas a ocasião de reinterpretar a História da Imigração em Ivorá através de “Roda de Conversa” com a participação e mediação do Prof. Marcos Daniel Zancan.

A Secretária de Educação Profª Inês Simonetti Pase enfatiza que o Projeto fortalece os laços afetivos, cativando a todos, para cada vez mais amar e respeitar as heranças deixadas pelos nossos antenatos e os mais preciosos Patrimônios: A Nossa Cultura e a Língua Talian.