Semana do Meio Ambiente com ações práticas no Parque Monte Grappa

Na última sexta-feira, 03, foi realizada a ação de  retirada de 35 exemplares de árvores invasoras no Parque Natural Municipal Monte Grappa, em Ivorá. A ação fez parte da Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada de 31 de maio a 05 de junho.

De acordo com, Cheila Zanon, Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a retirada de Pinus é amparada pela Portaria 79/2013 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), que reconhece a lista de espécies exóticas invasoras do Estado do Rio Grande do Sul e demais classificações, estabelece normas de controle e dá outras providências. Sendo que esta ação também faz parte do Plano de Manejo do Parque.

“Neste mesmo dia foi efetuado o plantio de mudas de pitangueiras, frutífera nativa da Mata Atlântica, pelos calouros do Curso de Gestão Ambiental do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)”, destaca a secretária,  acrescentando que os estudantes estavam sob a coordenação da professora, Suzane Marcuzzo, do Núcleo de Estudos em Áreas Protegidas (NEAP).

Além desta atividade, no Monte Grappa, foram realizadas palestras na Escola Estadual Padre Pedro Marcelino Copetti, abordando o “Projeto Municipal de Proteção e Recuperação de Nascentes” e a utilização responsável dos recursos naturais nas atividades de Agropecuária.

Cheila relata ainda que as atividades foram promovidas pela Administração Municipal de Ivorá, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente; Núcleo Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Secretaria Municipal de Obras e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).