USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

O dia 05 de maio é o Dia do Uso Racional de Medicamentos. A orientação farmacêutica é fundamental para o uso seguro e correto dos medicamentos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorre o uso racional do medicamento quando:

1) o paciente receber medicamentos apropriados para suas condições clínicas,

2) em doses adequadas às suas necessidades individuais de saúde,

3) por um período adequado e

4) ao menor custo para si e para a comunidade.

O uso não racional de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos ou dispensados de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente. O uso inadequado dos medicamentos pode trazer riscos à saúde do paciente, inefetividade e insegurança terapêutica, podendo causar até toxicidade.

Exemplos de uso não racional de medicamentos incluem: uso desnecessário de muitos medicamentos por paciente ("polifarmácia"); uso inadequado de antimicrobianos, muitas vezes em sobre/subdosagem; excesso de uso de injeções quando formulações orais seriam mais apropriadas; falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas; automedicação inapropriada; não aderência aos regimes de dosagem e frequência de uso.

A atenção farmacêutica objetiva a prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados a medicamentos, promover o uso racional dos medicamentos, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários.

A automedicação pode causar riscos ao paciente, não use medicamento sem acompanhamento de um profissional. Saúde é coisa séria, medicamento é coisa séria!

Autora:  Jéssica Barbieri Schumacher

Farmacêutica ESF São José - Ivorá/RS

Fontes: RDC nº 44/2009, Lei Federal nº 13.021/2014, Ministério da Saúde.

Veja abaixo como entrar em contato conosco

Digite o código acima para validação *

Endereço / Como chegar

Rua Garibaldi, 1098
Ivorá/RS
Bairro Centro
CEP 98160-000


Fale Conosco

Fone.: (55) 3267-1100
E-mail: gabinete@ivora.rs.gov.br