Pontos Turísticos
Canyon da Cascata Queda-Livre
Casa Alberto Pasqualini
Casa de Arquitetura Italiana
Casa Museu
Cascata Cara do índio
Cascata das Pedras Pretas
Cascata dos Degraus
Cascata Queda-Livre
Conjunto da Matriz
Cruz Luminosa
Monte Grapa
Com aproximadamente 500 metros de altitude, localizado a Leste do Município de Ivorá, precisamente na saída que liga ao município de Faxinal do Soturno é considerado “símbolo de união entre a terra Ivorense e a terra italiana”.
Como ponto turístico é para quem chega o cartão postal de Ivorá. Possui uma trilha(1) formatada para visitação, oferecendo aventura e desafio para aqueles que quiserem acessar seu topo. Chegando lá na parte mais alta do morro, encontra se um Santuário e vários mirantes(2). Donde é possível entrar em harmonia com o meio espiritual e apreciar as belezas que o rodeiam. Alguns metros abaixo, ainda no topo encontra-se o Capitel dedicado a Nossa Senhora Della Guardia (imagem trazida da Itália em 1943).. O qual foi construído com objetivo de proteger e guarnecer o povo e o município de Ivorá. Acredita-se que em tempos passados, ainda quando o Município era “Vila”, antigos moradores realizaram uma promessa e construíram uma pequena gruta no alto do monte (onde hoje é o Capitel) para impedir possíveis deslizamentos, desestruturando os residentes da época.
O tempo passou e anos depois com a ajuda e fé de todos ivorenses, foi idealizado melhorias na sua infra-estrutura, principalmente, com construção do Santuário e a ampliação da pequena grutinha. Hoje o Monte Grap (3) encontra-se disposto a acolher aqueles que quiserem se aventurar em uma trilha em meio à mata silvestre de Ivorá.
Referências:
BELINASO, T. Severino. IVORÁ 100 Anos de História 1883-1983.2.ed. PALLOTTI.
http://pontosturisticosdeivora.blogspot.com.br/p/monte-grappa_7.html
(1) No caminho do até o topo existe uma Via Sacra, composta por 15 capitéis;
(2) Foi constatado que é possível avistar cerca de sete municípios do alto do seu cume, a uma distancia média de 50km;
(3) Nome atribuído por antigos imigrantes italianos, fazendo relembrar um monte com mesmo nome na Itália.